Foto de Paulo Pasa
Viva São Pelegrino
O projeto surgiu da vontade do grupo em transformar territórios, considerando as características, a história e os potenciais dessas áreas, para criar centralidades urbanas.
Podemos entender uma centralidade urbana como um espaço do território que ofereça diversidade de elementos como habitação, comércio, serviços, equipamentos urbanos de lazer, cultura, educação, dentre outros, e que ofereça opções aos seus moradores, trabalhadores, estudantes, visitantes, evitando que tenham que se deslocar para outras áreas da cidade.
A ideia foi plantada dentro do MOBI Caxias (o Movimento Mobilização por Caxias, da sociedade civil organizada, que busca pensar a cidade para 2040) no início de 2019, dentro da câmara técnica de urbanismo, quando se estudavam potencialidades no território de Caxias do Sul. Naquele momento, foram identificadas nove possíveis centralidades na cidade.
A partir dessa semente, o Vivacidade resolveu unir esforços e colocar a ideia em prática. Para isso, elegeu a Região de São Pelegrino como a primeira a receber essa transformação.
Foto de Paulo Pasa
FASES DO PROJETO
Essa experiência é nova para todos nós e o processo de desenvolvimento do projeto está em constante construção, já que não estamos seguindo uma receita pronta. Temos um norte com objetivos definidos a partir dos nossos conhecimentos prévios, da nossa vontade por mudanças positivas na Região de São Pelegrino e de exemplos de outros projetos e lugares que nos servem de inspirações. Estamos trabalhando com empenho e sempre aprendendo, para fazer o melhor possível.
Fase 1 - Já realizada!
Ideação e
análise de viabilidade
MAR-2019 a JUL-2019
Fase 2 - Já realizada!
Engajamento Social e
Pesquisa
JUL-2019 a DEZ-2019
Fase 3 - Em andamento!
Diagnóstico, diretrizes e projetos
DEZ-2019 a JUL-2020
Foi quando começamos a organizar a ideia e estudar sua viabilidade!
Nosso grupo estruturou o projeto e realizou o levantamento de dados do território (urbanísticos, sócio-econômicos, histórico-culturais, dentre outros) e então fez a análise de viabilidade a partir dos dados e do estudo de instrumentos urbanísticos existentes na legislação.
Foi hora de trazer mais gente para esse barco. Trabalhamos para unir esforços em busca de um ideal em comum, afinal, não fazemos nada sozinhos! Para envolver a comunidade no projeto, realizamos ações e eventos para sensibilizar as pessoas, trocar ideias e buscar um apoio cada vez maior.
Nessa fase também foram realizadas pesquisas para embasar e orientar o trabalho futuro, que incluíram:
- coletas informais de dados junto à comunidade durante nossas ações e eventos;
- pesquisa científica sobre qualidade de vida, envolvendo a satisfação com a vida na região de São Pelegrino, desenvolvida pelo PPGA (Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas) da UCS.
Nessa fase o foco será na parte técnica, quando iremos aplicar os conhecimentos profissionais e acadêmicos da nossa equipe, em conjunto com a participação da comunidade.
Vamos analisar todas as informações produzidas nas etapas 1 e 2 para realizar o diagnóstico. A partir disso, serão elaboradas as diretrizes, que irão então nortear a elaboração dos projetos urbano e legal.
Fase 4
Detalhamento do Projeto
Em construção.
Fase 5
Execução e monitoramento
Em construção.
Fase 6
Manutenção
Em construção.