O colunista Ciro Fabres, do Jornal Pioneiro, trata na edição deste fim de semana de um espaço público que já fez parte das ativações do Vivacidade: a escadaria da Humberto de Campos. Ciro mostra o abandono da área pública, cita vários problemas e os relaciona à sensação de insegurança. Essa é a mesma visão do Vivacidade. Nós acreditamos na segurança passiva, nos "olhos da rua", no fato de um lugar bem cuidado, iluminado e com pessoas se tornar seguro por si só. Falamos mais sobre esse conceito neste post.
Voltando à escadaria, no dia 2 de fevereiro de 2019, ela foi palco de um City Talk do Vivacidade. Foi a sétima edição e o tema era "Escada das virtudes: em direção a um ser humano, uma cidade e um mundo melhores". O projeto aconteceu em parceria com a Nova Acrópole e contou também com uma limpeza. As pessoas que estavam por lá recolheram lixo, capinaram, cuidaram o espaço público. Sabíamos que essa seria uma ação isolada, mas não é por isso que não deve ser feita. O comprometimento das pessoas é necessário para que a cidade seja cuidada. Não podemos deixar tudo na mão do poder público. O espaço é nosso, temos que usá-lo e cuidá-lo. Falando nisso, chegamos a um terceiro ponto. O Vivacidade está trabalhando junto à prefeitura em um projeto de adoção de áreas públicas. Temos essa bandeira desde o início da nossa trajetória, em 2017. Acreditamos que tanto a iniciativa privada quanto pessoas físicas podem assumir a responsabilidade por um espaço público, seguindo regras e leis específicas, e com foco em torná-lo melhor para que todos usem. Em breve, teremos novidades sobre essa grande conquista.
Por ora, convidamos vocês a olharem para a pracinha do bairro, para o parquinho, para um espaço que possa virar uma horta e pensarem se os moradores próximos podem fazer algo para que ele seja mais atrativo. O que todos queremos é viver a cidade, desfrutar de lugares que são nossos de forma segura e feliz. Seguimos!
Comments